
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal anunciou que vai recorrer à Justiça depois de um embate entre parlamentares e o advogado Cléber Lopes, defensor de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A confusão ocorreu durante audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizada nesta quinta-feira, 25.
A seccional enviou um ofício ao senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, relatando que o advogado foi alvo de intimidações e teve sua atuação profissional cerceada.
No documento, a entidade destacou que Lopes sofreu constrangimentos públicos ao tentar exercer o direito de defesa. O advogado utilizou o termo “pela ordem” ao pedir a palavra. No entanto, foi impedido de sair da sala sem autorização da presidência e, segundo a OAB, acabou desrespeitado em plenário.
A Ordem exige uma retratação pública pelas supostas ofensas e solicitou uma reunião com Viana para discutir providências institucionais e possíveis reparações. Também pediu que o episódio conste em ata, com ressalvas em nome da advocacia, e que sejam adotadas medidas imediatas para garantir a atuação dos advogados nas comissões parlamentares.
A confusão começou quando o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), acusou Antunes de liderar o maior esquema de fraude contra aposentados e pensionistas do país. Lopes reagiu, pedindo direito à palavra para rebater as acusações.
A tensão aumentou quando o deputado Zé Trovão (PL-SC) se exaltou e partiu em direção ao advogado. Colegas conseguiram conter o parlamentar, mas o tumulto levou à suspensão da sessão.
CPMI tenta contornar crise na audiência sobre o INSS
O presidente da CPMI pediu desculpas públicas ao advogado antes do encerramento da audiência. “Não leve em consideração, há um respeito muito grande pelo trabalho dos senhores aqui”.
Lopes, por sua vez, respondeu com tranquilidade e afirmou que está “acostumado com embates”. Durante a ausência de Viana, o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) assumiu a condução da comissão.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.