A greve dos trabalhadores da Urbam (Urbanizadora Municipal) em São José dos Campos deve se estender, pelo menos, até a próxima quarta-feira (22). De acordo com o sindicato Seaac, a manutenção do movimento ocorre devido à falta de abertura para negociações por parte da empresa e da Prefeitura. O próximo capítulo decisivo será uma audiência de conciliação marcada no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas.
O Seaac informou que tentou antecipar a discussão judicial para esta sexta-feira (17), mas o pedido foi indeferido pela Justiça. Com isso, a expectativa da categoria se volta para a reunião da próxima semana, que contará com a participação da entidade sindical, da Urbam e da Prefeitura de São José dos Campos, que foi arrolada como parte no processo.
Até a data da audiência, a orientação do sindicato é que os trabalhadores mantenham a paralisação. O movimento já enfrenta uma decisão judicial anterior que proibiu a realização de piquetes e fixou multas em caso de descumprimento das regras de operação mínima.
Denúncia de Pressão
O ambiente de tensão ganhou novos elementos nesta quinta-feira (16). O sindicato denunciou que diversos trabalhadores começaram a receber telegramas da Urbam solicitando o comparecimento à empresa para "tratar de assunto de interesse pessoal". A entidade interpreta a medida como uma tentativa de pressão e desgaste sobre os grevistas.
O que dizem as partes
Sindicato: Afirma que há intransigência da gestão municipal e que a greve é a única ferramenta para forçar uma proposta de acordo.
Prefeitura/Urbam: Têm defendido a ilegalidade do movimento em comunicados anteriores e mantêm o posicionamento de aguardar os desdobramentos judiciais.
A paralisação afeta serviços como a coleta de lixo, varrição e manutenção de áreas verdes. A recomendação aos moradores é acompanhar as atualizações sobre o cronograma de serviços básicos nos canais oficiais da Prefeitura durante o período.
Nosso Whatsapp (12) 9 9612-4827