
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Christopher Landau, fez críticas contundentes à atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 17.
Pelas redes sociais, Landau cobrou do governo brasileiro ações para limitar a atuação do magistrado. Ele ainda sugeriu o risco de rusgas na relação histórica entre os dois países.
Conforme o vice-secretário, a postura de Moraes pode ameaçar mais de 200 anos de diplomacia entre Washington e Brasília. “Os Estados Unidos continuam aguardando que o Brasil contenha o juiz fora de controle Moraes antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, escreveu, no X.

O vice-secretário de Estado dos EUA acusou Moraes de manipular o Judiciário para fins políticos e alertou para o fato de que o país norte-americano não admitirá a aplicação de medidas de censura em seu território. “Os Estados Unidos não permitirão que o juiz Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”, disse Landau.
Em outra publicação, ele classificou o processo conduzido no Brasil como uma “farsa política”. Criticou, ainda, a possibilidade de aumentar a punição de um réu em razão da reação de terceiros, em referência a uma notícia que sugeria que Donald Trump, presidente dos EUA, poderia influenciar o destino de Jair Bolsonaro.
“Se esta reportagem for precisa, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em andamento no Brasil é uma farsa política”, escreveu. “Aqueles que afirmam seguir o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu em função da resposta de terceiros à sua decisão. Como Trump e Marco Rubio [secretário de Estado dos EUA] enfatizaram, os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais.”
Leia também: “Um voto supremo”, reportagem de Silvio Navarro e Cristyan Costa publicada na Edição 287 da Revista Oeste
As declarações de Landau não são inéditas. Depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, o vice-secretário já havia acusado Moraes de enfraquecer o Estado de Direito e de levar as relações entre os dois países ao “ponto mais sombrio em dois séculos”.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.