
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a Organização das Nações Unidas (ONU) de ter sofrido uma “tripla sabotagem” durante sua participação na 80ª Assembleia Geral, em Nova York, na terça-feira (23). Segundo ele, problemas em uma escada rolante, no teleprompter e no sistema de som configurariam um ataque coordenado.
Em publicação na rede Truth Social, Trump classificou os incidentes como “muito sinistros” e pediu uma investigação imediata, além da prisão dos responsáveis. “Isso não foi uma coincidência, foi uma tripla sabotagem na ONU. Eles deveriam se envergonhar”, declarou. O presidente informou ainda ter enviado uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, exigindo apuração.
O primeiro problema relatado ocorreu na chegada de Trump e da primeira-dama, Melania Trump, quando a escada rolante parou de repente. “É inacreditável que Melania e eu não tenhamos caído de bruços sobre as bordas afiadas destes degraus de aço”, afirmou.
Já no púlpito, o presidente disse que o teleprompter apagou nos primeiros 15 minutos de seu discurso, obrigando-o a improvisar. Durante a fala, criticou duramente a ONU, acusando-a de financiar a imigração ilegal e de falhar em iniciativas de paz em Gaza e na Ucrânia.
Por fim, Trump reclamou de problemas no sistema de som, alegando que parte da plateia não conseguiu ouvi-lo com clareza. “Isso não foi uma coincidência”, reforçou, acrescentando que até sua esposa confirmou a falha. O líder americano afirmou que o Serviço Secreto já investiga o caso e pediu que as gravações de segurança da escada rolante sejam preservadas.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.