
O risco de paralisação do governo dos Estados Unidos se confirmou na noite desta terça-feira, 30, com a rejeição do Senado ao projeto de financiamento da máquina estatal que o Partido Republicano propôs. A medida visava a manutenção de órgãos federais até 21 de novembro. Dessa forma, sem o aval dos democratas, a Casa Branca informou, por meio do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, da sigla em inglês), que os recursos federais expiraram às 23h59.
A administração norte-americana ressaltou que a paralisação ocorre por decisão da oposição ao presidente Donald Trump. “Infelizmente, os senadores democratas estão bloqueando a aprovação”, afirmou o OMB. “Devido às demandas políticas insanas dos democratas, que incluem US$ 1 trilhão em novos gastos.”
A quantia trilionária é referente à proposta que o Partido Democrata no Senado dos EUA sugeriu para evitar a paralisação dos serviços públicos federais. Para aprovarem a proposta dos republicanos, os democratas queriam do governo o aumento de US$ 1 trilhão em gastos públicos na área da saúde. Condição que os aliados de Trump rejeitaram.
O texto ainda destacou que Trump apoia a proposta do Partido Republicano, que recebeu o nome de Resolução Contínua (RC). De acordo com a Casa Branca, os republicanos buscavam estender o orçamento por sete semanas enquanto os parlamentares negociam o Orçamento do ano fiscal de 2026, que tem início nesta quarta-feira, 1º. Conforme o OMB, a rejeição dos democratas obriga as agências a iniciarem seus protocolos de paralisação.
O impasse entre os partidos não permite prever por quanto tempo a paralisação deve durar. A Casa Branca orientou que os funcionários compareçam normalmente ao próximo turno para realizar tarefas referentes à suspensão dos serviços, enquanto aguardam uma nova deliberação.
O Senado dos EUA rejeitou a RC republicana na noite de terça-feira, 30. O placar da votação foi de 55 favoráveis e 45 contrários — a reprovação se deu porque, nesse caso, eram necessários 60 votos a favor. Três senadores democratas apoiaram os republicanos. Por outro lado, o senador Rand Paul, do Partido Republicano do Kentucky, votou contra à proposta do próprio partido — e que tinha aval de Trump.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.