noticias486 Muito além da consulta: por que o médico de família muda o jeito de cuidar da saúde

Saúde

Muito além da consulta: por que o médico de família muda o jeito de cuidar da saúde

No podcast da ZY3 Rádio, os médicos Felipe Araújo e Juanes Bonifácio defendem o vínculo, a prevenção e o tempo de escuta como o verdadeiro núcleo da atenção primária no SUS e no consultório particular.

Publicada em 08/09/2026 às 10:38h - 86 visualizações - ZY3 - Paulo S. Capeleti


Muito além da consulta: por que o médico de família muda o jeito de cuidar da saúde



Redação ZY3 | São José dos Campos (SP) | A partir da live de 29 de agosto de 2026

Cuidar da saúde não começa no exame de imagem nem termina na receita. Começa na conversa. Essa foi a tese que atravessou o programa da ZY3 Rádio “Muito além da consulta: a importância do médico de família”, apresentado pelo Dr. Felipe Araújo, com a participação do Dr. Juanes Paulo Batista Bonifácio.

Os dois médicos, que atuam no Vale do Paraíba, descreveram o médico de família como o profissional que acompanha a pessoa — e muitas vezes a casa inteira — ao longo da vida. Não é o “clínico de passagem”. É o médico que conhece o histórico, o trabalho, o sono, a alimentação e o que a família chama de normal.

Quem falou — e de onde falam

Dr. Felipe Araújo, anfitrião do programa, atua em geriatria, terapia intensiva e clínica médica em São José dos Campos e Jacareí. Dr. Juanes Bonifácio formou-se pela Universidade Federal do Acre, fez pós-graduação no âmbito do programa Mais Médicos e hoje trabalha na Estratégia Saúde da Família e em consultório na região de Igaratá, Jacareí e cidades vizinhas, como Santa Isabel e Nazaré Paulista.

A trajetória no Norte do país pesa no relato. No Acre, segundo Bonifácio, o maior obstáculo não era só a falta de especialidade: era a distância. Há situações em que o especialista fica a 300 ou 400 quilômetros. O médico generalista, então, precisa resolver o que for possível com o que tem — exame físico, história clínica, orientação e a equipe da unidade.

“O maior desafio no Norte é o acesso à saúde.” — Dr. Juanes Bonifácio

O que o médico de família de fato faz

Há uma confusão frequente entre clínico geral e médico de família. O primeiro, em geral, foi treinado no hospital e atende sobretudo adultos. O segundo é formado para o consultório e o território: criança, adolescente, gestante, adulto e idoso. A lógica é longitudinal — o mesmo profissional acompanha a pessoa no tempo.

Na conversa, os médicos reiteraram um dado clássico da atenção primária: a maior parte dos problemas de saúde pode ser resolvida nesse nível, sem fila de especialista, quando há tempo, vínculo e exame físico bem feito. Boa parte do diagnóstico, disseram, nasce da anamnese.

“Setenta por cento dos diagnósticos saem de uma conversa simples. O exame físico pode resolver a vida da pessoa ali mesmo.”

Isso não significa recusar exame. Significa inverter a ordem cultural que se instalou no Brasil: muita gente chega pedindo ultrassom para prisão de ventre ou raio-X para um resfriado, sem entender risco, indicação e custo. A consulta longa permite abrir várias “janelas” no mesmo encontro — glicemia alta, pressão que oscila, refluxo, insônia, dor nas costas — e enxergar o fio que as une, quase sempre o modo de viver.

Prevenção tem calendário — e tem conversa

O programa dedicou um bloco à pergunta que o ouvinte sempre faz: de quanto em quanto tempo preciso ir ao médico se estou bem? A resposta foi etária e individual, nunca um check-up genérico vendido como pacote.

Referências de acompanhamento citadas no programa

  • Crianças de 0 a 2 anos: consultas mensais de puericultura.
  • Após os 2 anos: em geral a cada seis meses.
  • A partir dos 5 anos, na criança assintomática: anual.
  • Adulto jovem de 18 a 40 anos, sem sintomas, sem tabagismo e com bons hábitos: não há bateria rotineira obrigatória; o pedido de exame depende da história, da família e dos fatores de risco.

Mais do que a lista de exames, o que os médicos defenderam foi mudança de estilo de vida. Atividade física, alimentação regular, sono, vínculos e ausência de vícios pesam mais do que uma tomografia “para garantir”. Dispepsia, por exemplo, muitas vezes cede quando se corta refrigerante, se corrige o horário das refeições e se explica o que a pessoa de fato come — não quando se empilha antiácido.

“Cuidar da saúde é fazer atividade física, ter bons hábitos alimentares, não ter vícios.” — Dr. Juanes Bonifácio

Vacina, comunidade e o que o indivíduo não vê

A vacinação entrou na pauta menos como polêmica e mais como instrumento de saúde coletiva. A dose protege quem toma e reduz a circulação do agente na comunidade. O argumento foi pragmático: prevenção primária custa menos, evita fila e diminui o número de pessoas que chegam graves na porta da UPA ou da UTI.

Araújo e Bonifácio também lembraram que adesão importa. De nada adianta protocolo se o paciente some, não volta, não toma a medicação da pressão e depois culpa o sistema. O vínculo — saber o nome, a rua, o filho, o turno de trabalho — é o que torna a orientação crível.

O que o SUS promete e o que a consulta de 12 minutos impede

O tom sobre o Sistema Único de Saúde não foi de ataque gratuito nem de defesa cega. Foi de diagnóstico operacional. As cotas de exame de muitas unidades ainda seguem parâmetros de dez ou quinze anos atrás, enquanto a população envelheceu e a demanda por imagem e laboratório cresceu. O tempo de consulta na ponta, em vários cenários, fica entre 12 e 20 minutos. Nesse intervalo, é difícil educar, examinar com calma e resolver cinco queixas.

“Se você não tem tempo para a consulta, como vai convencer o paciente?”

Há ainda o paradoxo da referência: cobra-se que o médico de família resolva, mas nem sempre se entrega a ele a ferramenta — um exame, um laudo, um horário extra. O resultado é o encaminhamento que “faz o sistema andar” sem tratar a pessoa. Projetos de reduzir a população adscrita por equipe (de faixas de 3.500–4.000 usuários para perto de 3.000) e de ampliar o número de equipes existem no discurso; na prática do dia a dia do Vale, disseram, ainda não chegaram inteiros.

Nada disso anula o valor da ESF. A equipe multiprofissional — enfermeiro, técnico, agente comunitário, às vezes nutricionista e educador físico — é o que permite sair do consultório e entrar na casa, no território, no risco que o paciente não conta na primeira frase.

O consultório particular: 40 minutos e o preço do vínculo

No particular, o quadro muda de relógio. Consultas de 40 a 45 minutos permitem explicar lactose, por que banana em excesso prende o intestino, por que jantar tarde vira insônia, por que “caneta” para emagrecer não é atalho universal. O paciente paga o tempo. Em troca, sai com plano, não só com papel de exame.

A captação, segundo Bonifácio, não se faz com volume industrial. Faz-se com valor percebido e boca a boca. Há limite ético claro: o generalista não se apresenta como especialista sem título. Hérnia que precisa de cirurgião, quadro que exige UTI, exame que o SUS cobre melhor — tudo isso se encaminha. O particular não é ilha.

Os dois também tocaram no mercado das novas drogas para obesidade e diabetes (os análogos de GLP-1). Reconheceram efeito clínico real e, ao mesmo tempo, custo, efeito colateral e a tentação de tratar o sintoma sem tratar a mesa e a rua. “A vida é equilíbrio”, resumiu o programa.

Saúde mental cabe na ficha — se houver escuta

Ansiedade, depressão e insônia apareceram como queixa transversal, não como capítulo separado. O Brasil acumula sofrimento psíquico que chega ao clínico misturado com refluxo, dor e pressão alta. Medicar pode ser necessário. Escutar quase sempre é. O vínculo construído em consultas repetidas abre assunto que a primeira visita de 15 minutos enterra.

A frase que ficou no ar foi simples e pouco tecnológica: palavra tem poder. Explicar o diagnóstico em linguagem de gente é, em si, um ato terapêutico.

O recado para quem mora no Vale

Para o ouvinte de São José dos Campos, Jacareí, Igaratá e entorno, a conversa teve endereço. A região tem UPA, hospital e fila de especialista. Tem também unidades de saúde da família que, quando bem dimensionadas, evitaria parte dessa fila. Ter um médico de referência — no SUS ou no particular — é menos status e mais método: alguém que já sabe que aquela pressão sobe no fim do mês, que o filho falta vacina e que a insônia começou quando o turno virou.

A ZY3 Rádio encerrou o encontro no mesmo registro em que o apresentou: informação com propósito. Saúde, aqui, não foi vendida como produto de prateleira. Foi descrita como relação, território e tempo.

Para assistir

A live completa está no canal da ZY3 Rádio no YouTube:

 

_______________




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres

Captcha do formulário de Comentários
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site ZY3 Nosso Whatsapp (12) 9 9612-4827
Visitas: 808452 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2026 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090
Mensagem