O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que o exército de seu país capturou dois soldados chineses que lutavam pela Rússia.
Em 8 de abril, em seu canal oficial do Telegram, Zelensky escreveu que isso aconteceu em “território ucraniano – na região de Donetsk”.
“Esses prisioneiros têm documentos, cartões bancários e dados pessoais”, disse ele.
“Temos informações que indicam que há muito mais cidadãos chineses nas unidades de ocupação do que apenas esses dois. No momento, estamos verificando todos os fatos. A inteligência, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em inglês) e as unidades relevantes das Forças Armadas estão trabalhando nisso.”
Ele disse que instruiu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia a “entrar em contato imediatamente com Pequim e descobrir como a China pretende responder a isso”.
“O envolvimento da Rússia com a China – seja direta ou indiretamente – nessa guerra na Europa é um sinal claro de que Putin pretende fazer qualquer coisa, menos acabar com a guerra”, disse Zelenskyy.
A Coreia do Norte enviou milhares de tropas à Rússia para apoiar Moscou.
No ano passado, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul disse que soldados norte-coreanos estavam sendo enviados para a Rússia e provavelmente seriam enviados para as linhas de frente na Ucrânia.
O NIS disse que monitorava os movimentos militares norte-coreanos e, em 18 de outubro, informou que no início de outubro havia observado navios transportando 1.500 soldados norte-coreanos de uma só vez para Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia.
Em novembro, o Pentágono afirmou que havia 10.000 soldados norte-coreanos na região russa de Kursk Oblast.
Enquanto isso, Zelenskyy confirmou pela primeira vez na segunda-feira que as tropas ucranianas têm estado ativas na região russa de Belgorod.
Em seu discurso noturno em vídeo, ele disse que o principal comandante da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, apresentou um relatório “sobre a linha de frente, nossa presença na região de Kursk e nossa presença na região de Belgorod”.
“Continuamos com operações ativas nas áreas de fronteira do inimigo, e isso é absolutamente justificável. A guerra deve voltar para o lugar de onde veio”, disse Zelenskyy. “Nosso principal objetivo continua o mesmo: proteger nossa terra e nossas comunidades nas regiões de Sumy e Kharkiv dos ocupantes russos.”
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.