Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Quadros decorativos - Réplica de Obra de Francisco Martins
Mundo

China restringe acesso a dados econômicos e pune analistas críticos, alerta o WSJ

Falta de transparência e repressão a economistas independentes alarmam analistas internacionais

Publicada em 07/05/2025 às 08:01h - 7 visualizações

por


Compartilhe
   

Link da Notícia:

governo da  deixou de divulgar centenas de indicadores econômicos essenciais, dificultando a compreensão sobre a real situação da segunda maior economia do mundo. A denúncia foi feita pelo jornal norte-americano  (WSJ).

Segundo a reportagem, foram retiradas de circulação estatísticas como vendas de terrenos, investimentos estrangeiros, taxa de desemprego, dados de cremações e até da produção de molho de soja. A medida ocorre sem explicações formais, num momento marcado por desaceleração econômicacrise no setor imobiliário e fuga de investidores estrangeiros.

“As autoridades chinesas pararam de publicar centenas de pontos de dados antes usados por pesquisadores e investidores”, afirma o WSJ.

Economistas recorrem a métodos alternativos para análise

Diante da crescente opacidade, especialistas têm buscado fontes alternativas de informação, como imagens de satélite, consumo de energia elétrica, bilheteria de cinemas e postagens em redes sociais.

Um economista relatou ao WSJ que monitora o setor de serviços com base em “notícias sobre donos de academias e salões de beleza que fecham de repente e fogem com o dinheiro das mensalidades”.

Repressão a análises independentes se intensifica

 também atinge os economistas que divulgam análises independentes. Em 2024, Gao Shanwen, da estatal SDIC Securities, afirmou que o crescimento real da China poderia ser de cerca de 2% nos últimos anos. Pouco depois, foi punido e proibido de se manifestar publicamente por tempo indeterminado.

 

Crescimento oficial contestado por instituições privadas

O governo chinês declarou um crescimento oficial do PIB de 5% em 2024, exatamente o valor da meta. Porém, análises independentes discordam:

 
  • Goldman Sachs estimou crescimento de 3,7%;
  • Rhodium Group calculou apenas 2,4%.

A desconfiança também se estende ao mercado de trabalho. Após a economista Zhang Dandan, da Universidade de Pequim, estimar uma taxa real de desemprego juvenil de 46,5%, o dado oficial (21,3%) foi retirado e, meses depois, reapareceu com nova metodologia indicando apenas 14,9%.

Indicadores imobiliários e financeiros também desaparecem

Um relatório de 2022 indicou taxa de vacância habitacional elevada nas grandes cidades, superior à de países desenvolvidos, mas foi retirado do ar por pressão do governo. Logo após, dados sobre vendas de terrenos também deixaram de ser publicados, mesmo com a queda de 48% no ano anterior.

 

transparência nas bolsas também foi afetada: após saída de mais de US$ 2 bilhões por investidores estrangeirosXangai e Shenzhen pararam de divulgar o fluxo de capitais em tempo real, alegando alinhamento com padrões internacionais.

Censura recai sobre temas sensíveis ao Partido Comunista

A retirada dos dados costuma ocorrer em temas delicados para o Partido Comunista Chinês, como:

  • Mortalidade durante a pandemia;
  • Queda na natalidade;
  • Endividamento de governos locais;
  • Indicadores inusitados, como número de banheiros escolares e produção de molho de soja.

Diante do bloqueio, economistas estrangeiros passaram a visitar a China continental para baixar dados diretamente nos registros públicos. Um profissional baseado em  relatou que faz  regulares à cidade de Shenzhen para obter informações.

Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.  

    Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.

 










Site ZY3
Visitas: 136344   Usuários Online: 1
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!