Nesta quinta-feira, 20, o Partido da Causa Operária (PCO) manifestou seu apoio à anistia para os prisioneiros do 8 de janeiro. De acordo com uma publicação no X, o partido de esquerda declarou que o perdão “não é uma questão de simpatia política ou alinhamento ideológico, mas de reparação às ilegalidades cometidas pelo Estado”.
O partido, ao admitir que ocorreram abusos, detenções arbitrárias e infrações a direitos fundamentais contra os manifestantes, também faz referência à distinção entre a caracterização dos anistiados após o regime militar e os indivíduos acusados pela invasão das sedes dos Três Poderes.
Segundo o PCO, a Justiça no Brasil encarcerou indivíduos sem proporcionar um processo claro, limita os advogados e realiza julgamentos precipitados, o que reflete os procedimentos típicos de ditaduras fascistas. “Como, então, opor-se à anistia em nome da ‘democracia’, se a própria repressão aos presos de hoje ecoa as ilegalidades do passado?”
A conclusão da publicação da sigla é que a proteção dos direitos democráticos nunca deve ter inclinação ideológica. “Ela exige que as ilegalidades sejam reparadas, independentemente de quem as sofreu.”As informações são da Revista Oeste.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.