Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Quadros decorativos - Réplica de Obra de Francisco Martins
Brasil

Na Rússia, Lula culpa o governo Bolsonaro pela fraude no INSS

Presidente afirmou que a atual administração conseguiu desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019

Publicada em 12/05/2025 às 09:54h - 9 visualizações

por Revista Oeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Durante uma entrevista em Moscou, neste sábado, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou a culpa da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Vocês sabem quem governava o Brasil em 2019”, afirmou o presidente. “Também sabem quem era o ministro da Previdência naquele ano. Quem era o chefe da Casa Civil.”
Além disso, Lula afirmou que seu governo não é responsável pela crise. Ele disse que a administração atual, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU), “conseguiu desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019”.

De acordo com o petista, as entidades envolvidas terão os bens congelados para assegurar o ressarcimento das vítimas. Ao jogar a culpa na administração anterior, Lula tenta tirar o governo atual do centro do escândalo.
A crise levou o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a pedir demissão do cargo. Além disso, documentos oficiais mostram que o ex-chefe da pasta foi alertado sobre o aumento dos descontos não autorizados nas aposentadorias do INSS.

Para o lugar de Lupi, o presidente nomeou Wolney Queiroz. Este último chegou a se reunir com representantes de organizações atualmente investigadas pelos desvios. Segundo o portal Poder360, a reunião ocorreu em 11 de junho de 2023, quando Queiroz ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.

Integrantes do Ministério da Previdência Social participaram de pelo menos 15 reuniões com organizações investigadas pela Polícia Federal.
Bolsonaro se defende

Desde o começo da operação que apura as fraudes no INSS, políticos de esquerda têm jogado a culpa do escândalo em Bolsonaro. O ex-presidente, por sua vez, tem se defendido.
Em entrevista à edição da última terça-feira, 6, do programa Oeste Sem Filtro, Bolsonaro lembrou que, quando era presidente, apresentou a Medida Provisória nº 871/2019. A proposta instituiu um programa especial para analisar os benefícios do INSS com indícios de irregularidades.

De acordo com o ex-chefe do Executivo, o objetivo da medida era fazer o controle das questões que envolviam o dinheiro da Previdência Social. “Quando assumimos, tomamos todas as medidas contra os abusos dos sindicatos”, disse.

 

Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.  

 

    Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.










Site ZY3
Visitas: 137023   Usuários Online: 3
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!